News

Diversidade e Inclusão e a Pandemia da Covid-19. Como entender a importância desse tema no momento!!!!

11/09/2020

Sabemos que diante do atual cenário, a sociedade e as empresas estão enfrentando muitos desafios, tendo que se reinventar, adaptar-se a uma nova rotina e inovar para lidar com esse momento que está causando uma transformação completa na forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos.
Todos serão impactados direta e indiretamente pela pandemia. Para o vírus “todos somos iguais” ele não faz distinção entre homens e mulheres, brancos e negros, pobres e ricos, pessoas com deficiência e ou sem deficiência, homossexuais e heterossexuais. Mas será que para todas, todos e todes os efeitos serão os mesmos? Pois afinal, não somos todos iguais, principalmente nas perspectivas de direitos e oportunidades.
E o que D&I, tem haver com tudo isso?
Quando falamos de DIVERSIDADE, estamos falando das pessoas que compõe à sociedade e as nossas empresas, e já a palavra INCLUSÃO e como o ambiente onde elas estão inseridas, estão preparadas para lidar com as suas especificidades. Diante desse novo cenário a maioria dos grupos historicamente “mais excluídos” da nossa sociedade, e públicos prioritários dos Programas de D&I, estão ainda mais vulneráveis.
Então quero te convidar a refletir sobre alguns dados, com um olhar interseccional.
O número de Feminicídio em diversas regiões do Brasil, cresceu com diferentes porcentagens no período da quarentena. No estado de SP, por exemplo, esse número dobrou.
O trabalho invisível e não remunerado (cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos que estão fora da escola nesse período, dos parentes mais velhos e da rotina da casa) estão ainda mais, sobrecarregando às mulheres, uma vez que historicamente às foi atribuída esse papel. Mulheres dedicam em média 21,3 horas semanais a tarefas domésticas enquanto homens dedicam 10,9 horas para atividades do mesmo tipo. (PNAD Contínua, 2018) As famílias brasileiras que ganham entre 0 e 2 salários mínimos tendem a ser até 20% mais afetadas pela crise do COVID-19 do que as classes média e alta. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) UFMG / 2020.
Pesquisas do IBGE e DIEESE apontam que, em uma situação de crise econômica, negros e negras são os primeiros a serem despedidos e os últimos a serem empregados.
67% dos brasileiros que dependem exclusivamente do SUS, são negros.
O isolamento social pode ser especialmente doloroso para pessoas LGBT+, já que, muitas vezes, elas não têm acolhimento na própria casa, afirma Bárbara Meneses, psicóloga do Centro Referência LGBT+ de Campinas — o primeiro no Brasil voltado para o atendimento de pessoas LGBT.
Pessoas com deficiência têm 3 vezes mais risco de contrair a Covid-19.
Então agora é um bom momento para entender: Quem são as pessoas que trabalham na sua empresa?
Como elas estão lidando com esse momento? Bem como, mostrar que estamos todos juntos diante dessa situação, tendo um olhar empático e melhorando o senso de pertencimento junto aos seus times.
E como estamos juntas nesse cenário, listamos algumas ações que vocês podem implementar:
- Crie espaços de escuta junto aos seus times, entendendo as necessidades mais especificas;
- Elabore um Censo para entender melhor qual a diversidade existente na sua empresa;
- Promova rodas de diálogos sobre desigualdades de gênero e outros temas relacionados a D&I;
- Repense as expectativas das entregas, seus prazos;
- Entenda como é Home Office para cada um e se existe uma estrutura para que ele acontece de uma maneira adequada;
- Crie canais de denúncias para ajudar às pessoas que estão sofrendo qualquer tipo de violência;
- Ofereça canais de suporte psicológico e outros suportes na área da saúde;
- Repense os benefícios oferecidos;
- Olhe para o tripé da sustentabilidade, com foco na sua cadeia de fornecedores, e a comunidade que você está inserida;
Agora mais do que nunca é a hora de utilizar todo o conhecimento adquirido nos últimos anos, acelerando as transformações, e não deixando esse tema “esfriar”.
Vamos criar um ambiente onde a geração de valor para o negócio seja proveniente das diferenças e da potencialização da riqueza de talentos, ideias e perspectivas das pessoas que fazem parte da sua empresa?
Podemos te apoiar nesse processo!! Oferecemos uma experiência completa e customizada em Consultoria para empoderar, incluir pessoas e desenvolver lideranças, a fim de obter melhores resultados para as organizações. Co-criamos estratégias de Liderança, Diversidade & Inclusão efetivas e sustentáveis alinhadas com os objetivos de cada negócio.
Quer saber mais?
Fale conosco!!
Um grande abraço virtual e se cuidem nesse momento!!!